Curiosidades

Você sabe o que é Energia Alternativa?

10 abril, 2018

Você sabe o que é energia alternativa? Qual sua importância? Como podemos utilizá-la em nosso dia a dia? Neste post vamos contar um pouco mais sobre os tipos mais comuns de energia alternativa e a importância de utilizar fontes alternativas de energia.

 

Energia Alternativa – Saiba Mais

 

tipos de energia alternativa

 

Definida sendo qualquer tipo de fonte de energia alternativa, ao uso do combustível fóssil, a energia alternativa não deve causar consequências indesejáveis como emissões de gases que causam o efeito estufa como o dióxido de carbono principal causa do aquecimento global.

A energia alternativa pode ser obtida através de várias fontes de energia renováveis entre elas a energia solar, eólica, hídrica e a geotérmica sendo fontes que não causam efeitos devastadores para a natureza com as formas que utilizam combustíveis fósseis.

 

 

 

Tipos de Energia Alternativa

 

Energia Solar

 

A energia solar é simples ela utiliza da luz solar para transformar o calor em energia. Suas principais formas de uso da energia são a geração de energia elétrica usando painéis solares fotovoltaicos que são compostos por células fotovoltaicas que absorvem a energia do sol e o aquecimento solar da água.

Para a produção de energia elétrica são usados dois sistemas: o heliotérmico, em que a irradiação é convertida primeiramente em energia térmica e posteriormente em elétrica; e o fotovoltaico, em que a irradiação solar é convertida diretamente em energia elétrica.

Os painéis solares são responsáveis pela conversão da luz do sol em energia elétrica e pode ser utilizados em regiões remotas para a produção autônoma de energia elétrica conhecida como Off-Grid e também em áreas com fornecimento de eletricidade das distribuidoras públicas para redução da conta de energia este sistema é o Grid-Tie.

Abaixo temos um episódio do Sebrae que explica de forma ilustrativa um pouco mais sobre a energia solar e a forma de captação da energia do Astro-rei.

 

https://youtu.be/0HO1fPCLm7s?t=12s

 

Energia Eólica

 

A energia eólica é uma fonte de energia a partir do vento que gerar eletricidade. Ela começou a ser explorada nos anos 70 após uma grande crise do petróleo na Europa. Mais sua origem vem desde a antiguidade no uso do vento para mover barcos a velas, para o bombeamento de água ou para moer grãos.

A energia do vento portanto pode ser aproveitada e transformada em energia elétrica ou mecânica. A transformação do vento em energia ocorre através de aerogeradores que são inseridos em zonas ventosas, normalmente com maior altitude.

O Sebrae também conta como a força dos ventos se transformem em energia, ajudando assim na economia de energia e na preservação do meio ambiente com o uso de um microgerador eólico:

 

https://youtu.be/8C2qvz534YQ?t=12s

 

Hidroeletricidade

 

Esta energia é a mais utilizada e conhecida em nosso país. A hidroeletricidade é a energia elétrica obtida a partir do aproveitamento da água contida em uma represa. Ela se transformar em energia potencial gravitacional gerada por grandes quedas de água.

Antes de se tornar energia elétrica ela é convertida em energia cinética, a transformação acontece durante a passagem da água em uma máquina hidráulica que move uma turbina e acionar um gerador elétrico. Essa queda de água pode ser de uma fonte natural ou artificial criada por barragens.

Essa energia é limpa, renovável e não necessita de combustíveis para sua produção. Em alguns casos é necessário a inundação de grandes áreas causando impactos ambientais irreversíveis, aumentando o efeito estufa. Para evitar o problema o Conama – Conselho Nacional do Meio Ambiente – criou uma resolução que obriga toda construção de usinas hidrelétricas a ter uma compensação ecológica.

Veja de forma ilustrada como funciona uma usina hidrelétrica:

 

 

Energia Geotérmica

 

A energia geotérmica é considerada uma energia das mais limpas e fiáveis dentre as energias alternativas. Nosso planeta possui camadas inferiores onde existe calor, algumas se encontram mais próximas da superfície o que facilita sua utilização.

O calor chega a superfície devido ao movimento da crosta terrestre. O processo de circulação das águas subterrâneas, formar um reservatório de água quente.

Essa energia limpa pode ser utilizada para ferver água no aquecimento de edifícios. Também pode ser utilizado na geração de eletricidade de três formas: reservatórios, centrais geotérmicas e bombas de calor geotérmicas.

Confira esse pequeno vídeo explicativo sobre como funciona a energia geotérmica (ative a tradução para português em suas legendas):

 

 

https://youtu.be/bqyaI94Cwrg

 

Agora que você já conhece algumas formas de energia alternativa, descubra cinco dicas para economizar na conta de energia elétrica