Energia Solar

O Prêmio Nobel de Albert Einstein Pelos Seus Experimentos com Energia Solar

16 julho, 2019

Quando ouvimos falar em Albert Einstein, lembramos logo da sua famosa Teoria da Relatividade, ou até mesmo da fórmula de equivalência massa-energia (E=mc²), não é?

Mas você sabia que os estudos de Einstein foram fundamentais para o desenvolvimento das tecnologias de energia fotovoltaica que temos hoje? Nesse post vamos falar sobre os estudos de Einstein sobre o efeito fotoelétrico, que lhe renderam o Prêmio Nobel de Física em 1921.

 

O Efeito Fotoelétrico e o Nobel de Einstein

O que é o Efeito Fotoelétrico?

De uma forma bem simplificada, o efeito fotoelétrico ocorre quando um material expulsa elétrons, ao ser exposto a luz com frequência alta o suficiente para gerar essa reação.

Efeito fotoelétrico, explicado por Alexandre Becquerel
Efeito fotoelétrico, explicado por Alexandre Becquerel.
Fonte: Ebha, modificado pelo autor.

 

Esse efeito foi constatado pela primeira vez ainda em meados do século XVIII, pelo físico francês Alexandre Becquerel. Este notou que alguns materiais podiam gerar uma corrente elétrica, ao serem expostos à luz.

Alexandre Edmond Becquerel, físico francês que estudou o efeito fotoelétrico, pela primeira vez.
Alexandre Edmond Becquerel, físico francês que estudou o efeito fotoelétrico, pela primeira vez.
Fonte: WGSOL.

 

Esse mesmo fenômeno foi estudado posteriormente por Heinrich Hertz, que – em 1887 – tentou, sem sucesso, explicá-lo utilizando as teorias da física clássica. Em tal teoria, a geração de energia é influenciada pela intensidade da luz ou no tempo de exposição do material metálico. Esta ideia era contrariada pelos seus experimentos que não apresentavam os resultados previstos pelas suas hipóteses.

A Teoria de Albert Einstein que Explica Efeito Fotoelétrico

Em março de 1905, Albert Einstein publicou um artigo onde afirmava que um raio de luz não deveria ser tratado como uma onda, mas sim como um conjunto de partículas de energia que se propagam pelo espaço.

Segundo a sua teoria, a luz sendo apenas uma onda eletromagnética, não conseguiria gerar energia suficiente para causar a expulsão de elétrons de um átomo – e consequentemente, gerar uma corrente elétrica. Porém, sendo a luz um grupo de fragmentos de energia, estes seriam capazes de causar a ejeção do elétron através do impacto gerado por eles.

Teoria sobre o efeito fotoelétrico, de Einstein.
Teoria sobre o efeito fotoelétrico, de Einstein.
Fonte: Vídeo “O que é o efeito fotoelétrico” YouTube.

 

Essa explicação de Einstein para o Efeito Fotoelétrico, foi de extrema relevância para a comunidade científica, tanto que rendeu a ele o Prêmio Nobel de Física de 1921.

A Importância de Einstein para a Energia Solar

A equação do Efeito Fotoelétrico, proposta por Einstein, foi fundamental para o desenvolvimento das tecnologias de painéis fotovoltaicos atuais.

Foi graças a ela que, 115 anos após a descoberta de Einstein, foi possível a criação da primeira célula fotovoltaica capaz de gerar uma corrente elétrica suficiente para alimentar um equipamento elétrico. Com isso pôde-se perceber a viabilidade do uso da energia solar, que impulsionou o desenvolvimento dos painéis solares utilizados atualmente.

Agora que você sabe mais sobre as contribuições de Albert Einstein, para a geração de energia fotovoltaica. O que acha de conhecer mais sobre a História da Energia Solar? Confira nesse post!

Curso de Energia Solar