Off-Grid

O Mercado de Energia Solar Off-Grid

18 junho, 2019

Você com certeza já ouviu falar dos sistemas de energia solar Off-Grid, não é mesmo? Também conhecidos como Sistemas Isolados (com baterias). São aqueles que operam desconectados da rede elétrica, muito utilizados em áreas rurais e regiões de difícil acesso.

Mas você sabia que o mercado de energia solar Off-Grid está em crescente expansão? Nesse post você vai entender melhor essa tecnologia e perceber que ainda há muito espaço para o crescimento desse setor.

 

Qual o princípio de funcionamento do sistema Off-Grid?

 

O sistema Off-Grid é geralmente utilizado em locais isolados em que não é possível o fornecimento de energia, através das concessionárias.

Este sistema é constituído por módulos fotovoltaicos, que irão captar a radiação solar e transformá-la em energia elétrica em corrente contínua. Também serão necessárias para o armazenamento desta energia baterias estacionárias. A energia gerada precisa ter sua tensão regulada antes de carregar as baterias e, por isso, na saída dos painéis deverá ser instalado um controlador de carga. Como dito, o próximo elemento deste sistema, o banco de baterias, garante o fornecimento de energia quando houver pouca ou até mesmo nenhuma geração por parte dos painéis fotovoltaicos.

A energia gerada pelos painéis e até mesmo fornecida pelo banco de baterias, é em corrente contínua. Com isso, é necessário o uso de um inversor de corrente contínua para corrente alternada. Sendo este, o último componente do sistema Off-Grid.

 

Componentes do sistema off grid: módulos fotovoltaicos, controlador de carga, banco de baterias e o consumidor final.
Componentes do sistema Off-Grid.
Fonte: Loja Minha Casa Solar

 

Energia Solar Off-Grid – Como Começou?

 

Quando surgiram os primeiros sistemas de energia fotovoltaicos, esses eram exclusivamente Off-Grid. O objetivo principal dessa tecnologia era fornecer eletricidade para locais onde não havia distribuição de energia.

No primeiro momento, a ideia era utilizar os painéis solares para alimentar os satélites artificiais que orbitam nosso planeta – uso este que perdura até hoje. Tempos depois, a tecnologia começou a ser utilizada para fornecer energia para equipamentos de telecomunicações. Principalmente em locais onde as redes de energia elétrica ainda não chegavam.

 

Satélite movido a energia solar fotovoltaica
Satélite movido a energia solar fotovoltaica.
Fonte: Blog Minha Casa Solar.

 

Anos depois, houve um desenvolvimento das tecnologias. Desta forma, reduziram o custo e otimizaram o desempenho das baterias (utilizadas para o armazenamento da energia). Assim, a instalação para uso residencial tem se tornado ainda mais viável e o mercado começou a se desenvolver em uma escala maior.

 

Aplicação de Energia Solar Off-Grid Hoje

 

Atualmente, a principal aplicação dos sistemas de energia solar Off-Grid é suprir a necessidade de energia elétrica em  localidades que não são conectados na rede das concessionárias de energia.  A exemplo disso, temos as residências em áreas rurais ou o uso de equipamentos eletroeletrônicos, localizados em áreas de difícil acesso.

 

Lancha Express Cruiser, movida a energia gerada por painéis fotovoltaicos
Lancha Express Cruiser, que utiliza energia gerada por painéis fotovoltaicos.
Fonte: Nautic Expo.

 

Por ser vista como uma opção mais econômica e ambientalmente viável, quando comparada à outras formas de geração de energia (como, por exemplo, os geradores movidos à queima de combustíveis fósseis), os sistemas de energia solar Off-Grid vêm sendo preferidos em novos projetos de distribuição de energia elétrica para locais isolados. Podemos citar as diversas mini usinas fotovoltaicas construídas através do Programa Luz para Todos, do governo federal, que busca levar energia elétrica para as comunidades mais afastadas do país.

 

Projeto Luz Para Todos: mini usina fotovoltaica.
Projeto Luz Para Todos, utilizando sistemas Off Grid em comunidades isoladas.
Fonte: Governo Federal.

 

Tendência de Crescimento dos Sistemas Off-Grid

 

Em suma, as inovações da tecnologia tornaram a geração de energia solar uma opção economicamente mais viável. Ainda mais quando comparado às demais fontes de energia isolada. Além de ser uma solução ecológica e sustentável. E, se levarmos em consideração os altos custos da instalação das redes de energia elétrica em áreas mais distantes dos grandes centros urbanos, fica fácil entender o porquê o mercado de energia solar Off-Grid vem crescendo cada vez mais.

No Brasil, estima-se que em torno de 2 milhões de habitantes não possuem acesso à energia elétrica. Segundo a Eletrobrás Amazonas na região amazônica, por exemplo, cerca de 70 mil pessoas não são contempladas com este recurso. Definitivamente estas poderiam ser beneficiadas com a construção de mini usinas fotovoltaicas.

Do mesmo modo, a nível mundial, os números são ainda mais impressionantes: a estimativa é a de que existem aproximadamente 1,2 bilhões de pessoas sem acesso à rede elétrica! Em alguns países do continente africano, vêm sendo desenvolvidos programas de incentivo à energia solar que ajudaram a reduzir o custo e a disseminar a tecnologia. Isso se dá devido à alta radiação solar, assim como no Brasil, e aos desertos, que são áreas inutilizadas e que podem ser ocupadas por usinas fotovoltaicas.

 

A maior usina solar do continente africano, localizada na África do Sul
A maior usina solar do continente africano, localizada na África do Sul.
Fonte: Portugal Mundial.

 

Fiou claro que, o mercado dos sistemas Off-Grid ainda tem muito o que crescer, não é mesmo? Se você ficou interessado em saber mais sobre como funcionam os geradores de energia fotovoltaica, confira esse post!

Curso de Energia Solar