Dicas

06 dicas sobre como escolher um sistema fotovoltaico

9 outubro, 2018

O mercado de energia solar vem crescendo muito nos últimos anos. Com as diferentes empresas e suas tecnologias, escolher um sistema fotovoltaico pode não ser uma tarefa muito fácil. Por isso nós preparamos este post para você, com as 06 dicas principais para te ajudar na escolha. Confira!

 

Como escolher um sistema fotovoltaico?

 

01 – Custo do sistema

Primeiramente é importante saber o quanto a sua residência consome de energia. É recomendado conhecer a sua média de consumo diário (caso o sistema seja off-grid) ou mensal (caso o sistema seja grid-tie) para saber quantos módulos você vai precisar.

Para isso você precisará analisar sua conta de luz (para sistema On-Grid) ou especificar a potência dos equipamentos e o tempo em que ficam ligado (para sistemas Off-Grid).

Conta de luz, genérica
Conta de luz, genérica
Fonte: Elaboração própria.

 

Fazendo isso, você vai ter uma noção do investimento (R$) para suprir sua energia (watts.h). Vale lembrar que há também o custo do sistema será diretamente afetado pelo tamanho e dificuldade da instalação.

02 – Garantia

A maioria dos painéis fotovoltaicos possuem garantia de 25 anos, gerando 80% de sua potência. Mas o item principal que deve ser avaliado aqui é se a garantia está apoiada a uma organização brasileira. É ela quem terá o papel de cumprir as leis do consumidor caso alguma falha aconteça no sistema.

Também é interessante ver se o sistema suporta as diversas mudanças climáticas como, por exemplo, chuva de granizo.

03 – A fabricante

inversores-grid-tie-off-grid
Inversores Grid-Tie e Off-grid. Fonte: Minha Casa Solar

 

É importante buscar a maior quantidade possível de informações sobre o fabricante, porque afinal de contas, é ele que vai se encarregar de instalar seu painel e realizar as manutenções quando necessário.

Informações como tempo de mercado, equipe própria, reclamações dos antigos clientes e possuir escritório aqui no Brasil são importantes para serem levadas em consideração.

Algumas empresas possuem ainda alguns diferenciais interessantes como o suporte ao consumidor para o registro do sistema na ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). Ou até mesmo aplicativos para celulares que possibilitam que você monitore em tempo real a sua produção de energia.

04 – Eficiência dos painéis solares

A eficiência dos painéis é a relação entre a quantidade de radiação solar que atinge a superfície do painel e a energia elétrica que é transformada e fornecida ao sistema. Ou seja, quantos watts por m² o seu painel gera.

O mínimo de eficiência de um painel é de 15%. Também é importante verifica o coeficiente de temperatura, quanto mais baixo for esse índice, melhor será o desempenho do painel em dias quentes.

05 – Tipo de painel

O tipo de módulo mais usado é o de Silício. Há também painéis de filme fino, de telureto de cádmio bem como de material orgânico. Para saber mais sobre, você pode ler este post.

06 – Backsheet – Camada inferior

O Backsheet são películas de plástico que foram fixadas atrás do painel que possuem extrema importância. É ela quem protege as células fotovoltaicas, evitando que elas fiquem danificadas com possíveis curtos-circuitos.

partes de um painel solar
Fonte: Area Tecnologia

 

Portanto esta película precisa estar uniforme, sem bolhas de ar ou indícios de que está descolando, comprometendo  o desempenho do painel.

Em síntese, é importante analisar os diversos aspectos desta tecnologia.

Gostou do post? Que tal saber agora como preparar a sua casa para gerar energia solar?

 

curso de energia solar