Energia Solar
Energia solar na agricultura em momentos de seca
26 julho, 2024A agricultura responde por 21% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Sendo que a agricultura familiar representa 77% dos estabelecimentos agrícolas do Brasil (IBGE, 2019), ao mesmo tempo, esse é o grupo mais afetado pela oscilação do custo de energia elétrica.
Vale lembrar que durante os períodos de seca, essas mudanças tarifárias podem ser ainda mais frequentes por parte da concessionária por aliar oferta e demanda.
Continue a leitura! A Minha Casa Solar te conta como usar a agricultura pode se beneficiar da energia fotovoltaica para enfrentar os períodos de estiagem da melhor forma.
O que é a seca?
A seca ou estiagem é um fenômeno natural que se caracteriza pela escassez de água, provocada pela deficiência de chuva por um período.
No Semiárido brasileiro, a seca é recorrente e complexa. Como resultado, há repercussões negativas significativas, tanto nos ecossistemas, quanto nas atividades socioeconômicas e na qualidade de vida da população.
Os sistemas agrícolas tropicais estão entre os mais vulneráveis aos impactos negativos da mudança climática, como o aumento do tempo e da frequência dos períodos de seca, segundo discussões da IX Jornada Científica da Embrapa Meio-Norte realizada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Bomba solar: a maior aliada da agricultura
A energia solar é um grande recurso para a agricultura porque reduz e, em alguns casos, chega a zerar os custos dos sistemas de bombeamento de água.
Ao economizar esse recurso, o agricultor tem a oportunidade de investir em bombas solares para irrigação da plantação. Esse tipo de tecnologia evita o desperdício do recurso hídrico, o que é fundamental em momentos com períodos de estiagem que estão cada vez maiores.
Entenda os usos do bombeamento solar na agricultura
A principal diferença em relação ao sistema tradicional utilizado na agricultura é que ao invés de usar energia da rede elétrica, as bombas passam a ser alimentadas pela energia fotovoltaica para retirar água de poços, lagos ou rios.
Dessa maneira, as bombas solares podem ser usadas em locais remotos, onde os períodos de seca costumam ser maiores.
O funcionamento é simples! Ao receber a energia do sol, as células fotovoltaicas das placas transformam a radiação diretamente em energia elétrica. Após a conversão da energia solar em elétrica, o painel energiza a bomba, permitindo levar a água de um poço até um reservatório (como a caixa de água) ou direto para a plantação.
Quais são os tipos de bomba de energia solar?
Existem vários tipos de bomba solar e a classificação é feita conforme o nível da água. Elas podem utilizadas na agricultura com energia solar em:
- flutuadores de rios e lagos, sendo adequado o uso de bomba de superfície. Por isso, acompanha o nível da água e normalmente, fica instalada de modo abrigado para evitar danos causados pelo sol e chuva;
- submergidas em poço artesiano, semi artesiano ou cisterna, chamadas de bombas submersas. Inclusive, só funcionam se estiverem completamente submersas em líquido e possuem eficiência entre 40-70%.
Aplicações do bombeamento solar na agricultura
- Irrigação por aspersão: a água é aplicada sobre a folhagem acima do solo com jatos pressurizados. Assim, é necessário a utilização de motobombas de alta potência.
- Irrigação por superfície: acontece aproveitando a superfície do solo e sua inclinação. Nestes sistemas de irrigação, a dispersão da água ocorre por gravidade.
- Microirrigação, irrigação localizada ou sistema de gotejamento: neste sistema, a água é aplicada sob pressão com a presença de bombas, em locais de interesse, normalmente sombreados.
- Irrigação por subsuperfície ou subterrânea: a água é aplicada abaixo da superfície do solo, geralmente pela formação, manutenção e controle de um lençol de água artificial ou pelo controle de um lençol natural.
Bombeamento de água em grande volume x energia solar
As bombas solares não atendem o uso em grande escala. Mas, ainda é possível utilizar energia solar e garantir economia. Basta acoplar as bombas comuns que funcionam em 220V e 380V (chamada de bomba CA) a um inversor/driver para bomba.
Com essa solução, é possível reduzir ou até zerar o custo com eletricidade proveniente do bombeamento de água para agricultura.
Contudo, isso é viável porque o driver irá converter a energia solar de corrente continua (CC) para corrente alternada (CA) na tensão que a bomba precisa, seja 220V ou 380V.
Qual bomba devo escolher?
Agora que você está munido de informação, é hora de escolher um sistema de bombeamento solar para chamar de seu. Não arrisque ficar sem água! E chega de pagar caro para manter qualidade e a produtividade do seu negócio.
É hora de aproveitar os benefícios da energia fotovoltaica na sua produção agrícola. Se tiver alguma dúvida, não tem problema. Temos um time de vendedores especializado para te ajudar e entender melhor a sua demanda de agricultura.
Invista em um sistema de bombeamento solar
É muito simples encontrar o sistema de bombeamento solar perfeito para sua produção agrícola.
A Minha Casa Solar deixa tudo ainda mais fácil, temos uma página repleta de kits de bombeamento, que incluem tudo que você precisa para começar a aproveitar os benefícios dessa solução. E o melhor: tudo com a indicação de aplicação ideal.
Agora, você já sabe como ter mais controle do seu consumo para irrigação na agricultura e como deixar de ser impactado pelo aumento na conta de luz. Aproveite para conferir outros conteúdos exclusivos em nosso blog e acompanhar nosso Instagram para saber mais de energia solar.