Energia Solar
Energia solar em rodovias: uma disputa entre EUA e China
7 agosto, 2018A China, conhecida por ser o país com maior emissão de gases estufa do mundo, está em primeiro lugar quando o assunto é energia solar em rodovias.
Enquanto isso nos EUA, o projeto está se tornando mais abrangente e ambicioso, porém nenhuma grande rodovia de fato foi implementada.
Conheça mais o que estas duas potências estão fazendo para tornar a energia solar em rodovias um projeto real e sustentável.
Energia solar em rodovias chinesas
No final do ano passado, os chineses inauguraram a primeira rodovia com energia solar que fica em Jinan, capital da província de Shandong. O custo do projeto saiu o equivalente a R$ 8,3 milhões.
Foram instalados 6 mil metros quadrados de painéis solares em duas faixas mais uma faixa de emergência. A rodovia ficou então composta de três camadas: a primeira camada possui um concreto transparente, a segunda tem os painéis solares fotovoltaicos e a terceira serve para separar a rodovia do solo.
As placas têm o potencial de gerar um milhão de kWh (kilowatt-hora) por ano, sendo capaz de alimentar 800 casas domésticas. A energia solar captada pela rodovia se transforma em eletricidade que é canalizada pela rede de distribuição elétrica.
A primeira camada além de proteger os painéis solares, é capaz de suportar o peso de carros e caminhões leves. Além disso os veículos de carregamento sem fio poderão recarregar a bateria apenas passando pela estrada.
Energia solar em rodovias americanas
Enquanto isso, as companhias americanas vão ficando para trás. O maior problema que eles enfrentam para instalar energia solar fotovoltaica em rodovias é na estrutura. A maioria das estradas americanas são feitas de asfalto.
Este problema não é enfrentado pelos chineses porque a maioria das suas rodovias são feitas de concreto.
Mas em 2016, uma companhia chamada Solar Roadways (Estradas Solares) inaugurou o que seria um primeiro modelo de Estradas Solares .
Situada em Sandpoint, Idaho a “estrada” fica localizada em uma praça onde os carros não passam. Ela gera energia suficiente para alimentar uma fonte próxima e um banheiro.
Scott e Julie Brushaw, donos e idealizadores do projeto, imaginam um mundo onde não somente as estradas, mas as calçadas, ciclovias, acostamentos, estacionamentos e toda e qualquer superfície sob o sol sejam feitas de placas solares.
E o mais interessante é que além de gerar energia limpa, as rodovias também terão a possibilidade de ter um sistema de aquecimento para derreter a neve em países mais frios. Além disso, também virão providas de luzes LED para fazer as linhas das estradas.
O projeto vem se desenvolvendo desde 2011 quando recebeu um investimento de US$ 750 mil do Departamento de Transporte dos Estados Unidos. Porém ele sempre enfrentou duras críticas visto que a sua implementação e manutenção seriam muito caros.
A China está tornando real a energia solar em rodovias enquanto os EUA enfrenta problemas de estrutura.
Ambas as potências enfrentam alguns problemas de orçamento porém a China está conseguindo driblar isso pois como maior emissor de gases estufa do mundo, ela deve ao nosso planeta mais uma tecnologia sustentável.