Energia Solar

Energia solar em propriedades rurais: conheça os benefícios!

20 novembro, 2018

Em momentos de crise a área rural não fica para trás. Ela utiliza novas tecnologias para continuar funcionando a todo vapor. E a que está sendo muito utilizada ultimamente é a energia solar.

Além de reduzir significativamente a conta de luz, a energia solar gera pouco impacto ao meio ambiente. Ela não emite gases poluentes como o petróleo ou o carvão, e assim, não contribui para o aquecimento global e não afeta nossa saúde.

Mas também existem outros benefícios que a energia solar proporciona nas áreas rurais, e você pode saber mais sobre elas lendo esse post!

 

Benefícios da energia solar em propriedades rurais

 

A energia solar às vezes é conhecida como uma “tecnologia democrática” pois funciona em todos os lugares. Então quem acha que instalar painéis solares não é possível em áreas mais isoladas está muito enganado!

Os painéis solares existem há anos, e foram se desenvolvendo para atenderem a maior demanda possível. Então para quem vive em áreas mais isoladas da rede elétrica, pode ver na energia solar um meio de gerar a própria energia e economizar muito, fim do mês!

Existem diversas aplicações, como:

 

Energia Solar residencial

Os painéis absorvem a radiação solar e transformam-a em eletricidade que poderá ser usada nos chuveiros, lâmpadas, televisão, e outros equipamentos da residência.

energia solar residencial

Bombeamento de Água

As bombas de água são muitos utilizadas no meio rural, seja para irrigar plantações, ou para hidratar pequenas comunidades e os animais.

Só que muitas delas funcionam a base de diesel, já que ela é mais usada em locais sem acesso à rede elétrica. O que acaba gerando mais gastos para conseguir esse combustível.

Nesse caso a energia solar pode ajudar e muito! A energia produzida pelos painéis solares, é suficiente para acionar as bombas de água, sem precisar comprar combustíveis, além de possuir uma vida útil de mais de 30 anos.

bombeamento de água

Dessalinização

A dessalinização é um processo que assim como o bombeamento, é feito utilizando combustíveis fósseis que além de prejudicar o meio ambiente, podem acabar saindo mais caros.

O processo para retirar o excesso de sais minerais da água para que ela fique potável pode ser feito pela eletricidade gerada da energia solar. Poupando, assim, mais gastos com combustíveis fósseis e preservando o meio ambiente.

 

Cercas elétricas

A utilização de cercas elétricas em áreas rurais é muito usada para proteger plantações e animais. A energia solar pode promover a eletricidade necessária para as cercas funcionarem com eficácia.

 

Financiamentos especiais para áreas rurais

 

Além dos benefícios cotidianos citados anteriormente, a energia solar no Brasil está sendo cada vez mais valorizada.

Prova disso são os diversos programas de financiamento feitos especialmente para os moradores de áreas rurais.

Abaixo você confere dois deles e o que podem oferecer a você:

 

Linha FNE Sol

Produtores agrícolas que moram na região do Nordeste, Espírito Santo e além do norte de Minas Gerais (também conhecido como região SUDENE) podem se beneficiar dessa linha de crédito.

Aberta pelo Banco do Nordeste, ela foi feita especificamente para iniciativas de micro e mini geração de energia solar.

Seus juros podem chegar em até 5.65% ao ano, e o produtor tem um prazo de 12 anos mais 1 de carência.

 

Linha Pronaf Eco

O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar é orientado para pequenos agricultores. Possui um financiamento de sistemas fotovoltaicos de até R$300 mil.

Nessa linha de crédito o produtor só os adquire apresentando uma Declaração de Aptidão válida ao Pronaf. Depois ele só começa a pagar 3 anos após adquirir os créditos.

Os juros dessa linha de crédito ficam entre 2,5% a 5,5% ao ano. Também possui um prazo de 12 anos, mas a sua carência é de 8 anos.

 

Como obter energia solar em áreas rurais

 

Como foi dito no começo do post, a energia solar é uma tecnologia democrática que funciona para todos. Então como o produtor rural pode obter energia solar?

Primeiramente ele precisa entrar em contato com uma empresa especializada em equipamentos fotovoltaicos, como a Minha Casa Solar. Ela vai recolher dados sobre seu consumo de energia para então criar uma proposta. Essa proposta irá avaliar a área necessária para instalação, assim como qual sistema de energia solar seria mais indicado.

Com a proposta em mãos, o produtor poderá escolher o financiamento que melhor se encaixa para a sua situação.

 

Viu só? Existem muitos benefícios e facilidades para tornar real a utilização de energia solar em propriedades rurais, isso tanto no Brasil, quanto no exterior.

 

cursos de energia solar