Dicas

Energia solar em imóveis antigos: quais adaptações são necessárias?

27 novembro, 2018

Instalar energia solar em imóveis antigos pode parecer impossível mas não é. A tecnologia dos painéis solares está sempre crescendo e se adaptando para poder chegar a mais lugares, como é o caso dos painéis solares em fazendas americanas.

Neste post você vai conhecer mais sobre as adaptações necessárias para instalar painéis solares em residências mais antigas.

 

Energia solar em imóveis antigos

Existem alguns fatores que precisam ser avaliados antes de instalar os painéis solares, e isso ocorre tanto em residências antigas quanto em casas mais modernas.

É preciso verificar se o local onde ficará as placas não possui muitas árvores, prédios e outros objetos que podem causar sombras. Também é importante fazer uma revisão das condições do telhado e das instalações elétricas da residência. Esses e outros detalhes você confere mais no decorrer do post.

 

Incidência Solar

Primeiramente é importante pensar na área disponível para colocar os painéis. E é importante que esta área seja o mais aberta possível, sem objetos que causem sombra já que isso pode prejudicar a eficácia do painel.

Também é importante observar a orientação e a inclinação do telhado em que será feito a instalação. A orientação mais indicada para os brasileiros é o Norte, já que é nessa direção que o Sol aparece para nós. Oeste e Leste também são orientações a serem consideradas, porém nesse caso o painel terá um rendimento menor.

Com a orientação correta dos módulos é possível estimar o número de placas que serão necessárias instalar. Se a orientação for para o Oeste ou Leste será necessário um número maior de placas para que o gerador solar forneça a quantidade necessária de energia.

 

Estrutura do Telhado

Normalmente os painéis são instalados nos telhados das casas. Nesse caso eles precisam de uma resistência maior para suportar os esforços adicionais do sistema, que é de aproximadamente de 18 a 20 Kg/m².

As chuvas e os ventos também podem influenciar no peso dos painéis, principalmente se a estrutura dos painéis possuir uma inclinação que permita que o vento realize um esforço sob a sua superfície.

Caso o imóvel for tombado as intervenções devem ser mínimas. Será necessário verificar com a prefeitura da cidade a viabilidade do projeto. Também é essencial tomar cuidado com possíveis infiltrações que podem ser causadas quando o imóvel possui uma laje impermeabilizada.

 

Instalações Elétricas

Imóveis antigos possuem instalações elétricas antigas, o que pode causar um obstáculo na instalação de um sistema fotovoltaico que precisa de um circuito elétrico particular.

Por isso, é necessário fazer uma revisão das instalações elétricas antes de instalar o sistema. Assim será possível verificar se os circuitos, alimentadores e outros elementos estarão seguindo as normas atuais.

Além dos painéis também é necessário ter inversores solares. Eles serão os responsáveis em converter a corrente contínua gerada pelos painéis em corrente alternada que usamos nos equipamentos elétricos. O inversor deve ser colocado em um local arejado sem poeira, que não corra riscos de tomar sol ou chuva.

 

Podemos ver então que não é impossível instalar energia solar em imóveis antigos. No Brasil a geração de energia solar vem crescendo a cada ano e podemos ver cada vez mais painéis solares em residências, empresas e indústrias.

cursos de energia solar