Energia Solar

Energia solar em apartamentos é possível?

2 janeiro, 2019

Todo mundo conhece os benefícios que gerar a própria energia pode trazer para o consumidor. Afinal é uma produção de energia limpa e sustentável que ainda pode diminuir em até 90% a conta de luz. Mas como fazer para ter energia solar em apartamentos? É possível? Essas e outras perguntas vão ser respondidas nesse post!

É possível ter energia solar em apartamentos?

 

É comum vermos a energia solar sendo utilizada em residências, empresas ou até mesmo fazendas, mas o que fazer se o consumidor mora em um apartamento?

Se você mora em apartamento pode ficar feliz: é possível sim utilizar energia solar! Porém pode ser um pouco mais difícil.

Ao instalar os painéis fotovoltaicos é necessário dispor de um espaço aberto para que elas recebam a luz do sol e consigam transformá-la em energia. E às vezes morando em apartamento ter esse espaço pode ser difícil. Mas não impossível. Saiba mais sobre no próximo tópico.

Onde instalar os painéis?

 

Se o seu apartamento é uma cobertura ou fica no térreo é mais fácil. Nesses casos você já tem um espaço aberto onde os raios solares batem.

Também é possível colocar seu sistema nas sacadas ou na fachada do prédio. Mas é necessário ter o cuidado de verificar se nesses lugares ocorre muitos sombreamentos por causa das árvores ou do próprio prédio.

Hoje em dia na arquitetura, está começando a se popularizar cada vez mais o termo BIPV (Building Integrated Photovoltaics) ou painéis fotovoltaicos integrados à edifícios. Isso significa que o planejamento da construção de alguns edifícios já está sendo feito pensado para ter energia solar. Você pode conferir algumas dessas construções nesse post!

energia solar em prédios
Fonte: HCC Engenharia Elétrica

 

Quem consome a energia gerada?

 

A energia gerada pelos painéis solares pode ser utilizada somente pela pessoa que comprou e instalou o sistema, ou pode ser utilizada como fonte de energia para as áreas comuns do condomínio. Também é possível que a energia seja utilizada por vários moradores.

Mas é importante ressaltar aqui que, no caso de se utilizar um sistema conectado à rede (Grid-Tie), os créditos serão utilizados de uma forma diferente, que será melhor explicada a seguir.

 

Como se dá a utilização dos créditos de energia?

 

A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) possui 3 modalidades de geração de energia compartilhada:

 

Geração Compartilhada

Na geração compartilhada um grupo de moradores pode realizar um consórcio para a instalação de uma micro ou mini geração de energia distribuída. Assim cada consumidor irá utilizar dessa energia, diminuindo a sua conta de luz.

 

Autoconsumo Remoto

Essa modalidade permite que você utilize a energia solar gerada de outro lugar. Por exemplo, imagine que você mora em um apartamento sem espaço para instalar os painéis solares, mas tem uma casa na praia. Nesse caso você pode instalar os painéis na casa da praia e utilizar a energia gerada ali no seu apartamento.

Mas é importante lembrar que essa modalidade só é permitida se os dois imóveis estiverem em um único nome.

 

Múltiplas Unidades Consumidoras

condominio com energia solar
Fonte: Usina Azul

 

Modalidade feita para quem mora em condomínios, tanto horizontais quanto verticais. Nesse caso todos os moradores se juntam para investir na instalação do sistema fotovoltaico.

Depois de instalados, a energia gerada vai ser dividida entres todas as unidades consumidoras (apartamentos) e as áreas de uso comum do condomínio.

 

Gostou do post? Então não deixe de ler o nosso post sobre painéis solares flutuantes, o futuro da energia solar!

curso energia solar