Energia Solar

Diferenças entre Aquecedor Solar e Energia Fotovoltaica

10 setembro, 2019

As diferenças entre aquecedor solar e energia fotovoltaica são de fácil compreensão, mas ainda geram algumas dúvidas.

Sendo assim, antes de mais nada, vale lembrar que ambas as tecnologias são sustentáveis pois utilizam a radiação solar como fonte energética.

Ou seja, as diferenças entre aquecedor solar e energia fotovoltaica acontecem na maneira como elas funcionam. E esse é o tema do artigo de hoje.

 

A energia

 

Por apenas 10 segundos, pare o que está fazendo e olhe em sua volta.

Quantos aparelhos eletrônicos estão, nesse momento – na sua casa ou trabalho – precisando da energia elétrica para funcionar?

Apenas como um pequeno exemplo, esse conteúdo que você lê nesse momento, certamente está sendo acompanhado por um computador ou smartphone que depende da energia elétrica.

Dificilmente podemos observar aparelhos que não necessitam ser plugados na tomada para recarregar ou funcionar.

Indo um pouco mais além, a água quente que sai da torneira, que está na piscina aquecida do condomínio ou sai do chuveiro também necessita de energia.

E a soma de todas essas necessidades chega, todo mês, na conta de energia. E na tentativa de reduzir os números, surgiu a ideia de utilizar a energia solar.

E ao se decidir por instalar um sistema para transformar a radiação solar em energia utilizável, começam a surgir – naturalmente – as dúvidas.

E uma confusão bastante comum, é achar que aquecimento solar é o mesmo que energia solar fotovoltaica. Portanto conheça a diferença antes de fazer sua escolha.

 

Conhecendo as diferenças entre aquecedor solar e energia fotovoltaica

 

Vamos entender, de uma vez, como funciona cada uma dessas tecnologias.

Aquecimento solar

O aquecedor solar é um sistema formado por coletores (que são as placas solares que geralmente podemos observar nos telhados) e reservatório.

A energia do sol é transformada calor, que é usado para aquecer a água para o uso nas mais variadas formas. Para facilitar a compreensão, as placas coletoras são instaladas sobre telhados e lajes.

E por estarmos no hemisfério sul do planeta, as placas coletoras são dispostas na direção norte, na intenção de captar uma maior quantidade de radiação solar.

A partir disso, os coletores absorvem a radiação que passa pelas aletas, tubos de cobre em serpentina. Eles são os responsáveis por transferir o calor para os tubos que estão no percurso água.

A água é aquecida e levada para o reservatório térmico chamado boiler, onde se mantém sua temperatura pelo tempo apropriado.

 

Aquecedor Solar
Aquecedor Solar
Fonte: Kisoltec.

 

O consumidor deverá fazer o levantamento de quantas pessoas vão utilizar a tecnologia, a duração e a quantidade de banhos diários e de quais locais farão uso da água aquecida.

O retorno do investimento (ROI), segundo os fabricantes, varia de dois a três anos após a instalação.

A vida útil desse tipo de tecnologia é de, aproximadamente, 20 anos. Por essa perspectiva, o retorno do investimento é rápido quando comparado à sua vida útil.

Energia solar fotovoltaica

 

Já a energia fotovoltaica é resultado da conversão da radiação do sol em energia elétrica. Para isso, são instalados painéis solares no telhado da mesma maneira que na primeira opção.

Quando essa radiação solar é transformada em energia elétrica através do efeito fotoelétrico, presente no painel, um equipamento chamado inversor a transforma em corrente alternada. Para ser utilizada em residências, comércios e indústrias.

 

Energia solar fotovoltaica.
Energia solar fotovoltaica.
Fonte: Terra & Sol energias sustentáveis.

 

A energia gerada pode ser consumida imediatamente ou pode contribuir com a matriz energética. O sistema On-Grid poderá fornecer energia para a rede, gerando créditos que devem ser utilizados em até cinco anos.

Então é prudente também realizar uma cuidadosa avaliação técnica do seu consumo.

Isso vai ajudar a dimensionar o projeto e, após aprovação da concessionária de energia, começar a instalação das placas solares fotovoltaicas.

Sua vida útil é de cerca de 25 anos, e a perda de sua eficiência é de apenas 20%. Os sistemas fotovoltaicos podem ser encontrados conforme sua necessidade.

 

Qual das tecnologias é a mais vantajosa?

 

Essa é mais uma dúvida comum entre os consumidores, e a resposta não poderia ser mais simples: Depende da sua necessidade.

Como já explicamos as diferenças entre aquecedor solar e energia fotovoltaica, cabe a você, consumidor, definir sua prioridade.

Se o seu objetivo é gastar menos com o chuveiro, torneiras e piscina aquecida, o aquecedor solar de água certamente é a melhor opção.

Mas se sua intenção é a de economizar e quer um sistema que gere energia elétrica para toda a sua residência ou prédio comercial, o melhor é optar pela energia fotovoltaica.

Tudo ficou mais claro, não é verdade?

 

Conclusão

 

Agora que você já compreendeu as diferenças entre as tecnologias, é possível que até mesmo já tenha a melhor opção definida.

Caso ainda não tenha certeza, considere as características do local onde pretende fazer a instalação dos painéis solares.

De qualquer maneira, você estará investindo no seu futuro e no planeta, afinal, essa é uma forma sustentável de obtenção de energia, seja ela térmica ou elétrica.