Energia Solar

De quantos painéis solares eu preciso?

17 setembro, 2019

Se perguntar “de quantos painéis solares eu preciso” é o primeiro passo para dizer adeus para uma das contas de energia mais caras do mundo.

Uma vida onde a avaliação é sobre a queda nos preços dos equipamentos de fotovoltaicos, ao invés dos aumentos seguidos nas bandeiras tarifárias é, certamente, mais positiva.

O uso da energia solar teve um significativo crescimento nos últimos anos, e não é difícil compreender essa crescente adesão.

Seja pelo motivo econômico ou pela solução sustentável, é impossível ignorar o fato de que a energia solar é, hoje, a melhor forma de manter o funcionamento das residências e indústrias.

Painéis solares em um campo de energia solar.

Isso porque se trata de uma energia com baixo impacto, em sua operação, e ao mesmo tempo que oferece economia ao consumidor.

O custo inicial talvez seja o que impede que a maioria das pessoas tenham painéis de energia solar em suas residências, até porque não temos uma educação financeira diária.

Mas não há dúvidas de que a economia, no final do cálculo, vale todo investimento inicial. Basta imaginar como seria a vida daqui 20 anos, economizando.

Para quem pensa a longo prazo, a energia solar já é uma realidade, e nesse momento surge a pergunta que deu início a esse artigo.

Mas, afinal, de quantos painéis solares eu preciso?

Para quem pensa em ter esse sistema em sua residência ou empresa, é importante fazer a conta de quantos painéis solares serão necessários para suprir a necessidade local. 

Para facilitar seus cálculos, separamos alguns fatores que precisam ser levados em consideração na hora de realizar o cálculo. Vamos entender desde o princípio.

Os painéis solares

Painéis solares são, de forma resumida, placas que absorvem a luz do sol e a transforma em energia elétrica

Esses módulos possuem células fotovoltaicas, que absorvem a energia dos fótons e transferem para seus elétrons. 

Durante esse processo, a energia do fóton é transferida para um elétron e, com sua energia recém-descoberta, o elétron gera uma corrente em um circuito elétrico.

Não esqueça que painel solar fotovoltaico é diferente de coletor solar térmico, que tem a função de aquecer a água com a luz  do Sol.

E após compreender todo esse funcionamento, surge o questionamento: De quantos painéis solares eu preciso? Em uma residência, quantas placas serão necessárias?

Casa que já recebeu seu sistema de geração de energia solar

Fatores que influenciam na quantidade de painéis

Para sanar de uma vez por todas a dúvida, é preciso considerar algumas características particulares, como:

1. Geografia

Estamos em um país considerado continental. Ou seja, cada região conta com um tipo de exposição solar diferente, que vai influenciar na quantidade de painéis necessários em uma residência.

Dessa maneira, a primeira característica a ser observada é como a energia solar atinge sua região.

2. Incidência Solar

Outro detalhe que precisa ser observado é a incidência da radiação solar na residência. A casa conta com uma boa iluminação ou a luz solar é mais escassa?

Também é necessário analisar qual é a área que os raios solares mais incidem no telhado,  pois este é o local em que os painéis deverão ser instalados. . 

Mas por estarmos no hemisfério sul, é mais comum que as placas sejam instaladas voltadas para o norte.

3. Quantidade de energia consumida

Também será necessário contabilizar a energia consumida pela família

Para isso, é feito uma média do consumo dos últimos 12 meses, já que a utilização de energia é sazonal. 

Caso o local tenha sido construído recentemente, é possível fazer essa média por meio da potência dos eletrodomésticos que vão ser utilizados no local.

Uma boa maneira é ter conhecimento dos gastos no último local em que esses eletrodomésticos estiveram.

4. Espaço disponível no telhado

Além de todas essas características mencionadas, é importante calcular o tamanho disponível no telhado para a instalação das placas. 

Mas essa análise será mais importante para a empresa que vai fazer a instalação. Pois ela tem as informações sobre a dimensão das placas.

Conclusão

Para não ter dor de cabeça na decisão do número de painéis , analise com atenção cada um dos pontos mencionados

O resultado dessa análise cuidadosa é economia de dinheiro e tempo. E, claro, as chances reduzidas de investir em empresas que não ofereçam profissionalismo.

E caso a pergunta “de quantos painéis solares eu preciso?” esteja tirando seu sono, não deixe de marcar uma visita técnica com nosso parceiro mais próximo de você!