Energia Solar

O que são as bombas de água solar e como elas funcionam?

2 abril, 2019

As bombas de água solar estão aqui para ajudar quem mora em locais mais remotos e às vezes precisa bombear água para poder irrigar plantações ou hidratar pequenas comunidades.

Elas funcionam a base de energia solar, sendo mais econômicas, duráveis e discretas que as bombas convencionais. Neste post você vai conhecer tudo sobre esse acessório, e descobrir por que você precisa tê-lo em sua propriedade.Confira!

 

Como a bomba de água solar funciona?

 

A bomba solar é um acessório que vem junto do Kit de energia solar. Ele é responsável por bombear água em locais remotos onde não existe conexão de energia elétrica com a rede pública de energia.

Para a bomba funcionar, ela precisa estar conectada a um sistema fotovoltaico de energia solar. Os painéis fotovoltaicos desse sistema vão captar os raios solares e transformá-los em energia, que vai ser utilizada pela bomba.

A instalação dela é fácil, sendo necessário apenas escolher um local com boa incidência solar e perto de uma fonte de água doce.

 

Quais os tipos de bombas de água solar?

 

Atualmente no mercado existem dois tipos de bombas solares: a de superfície e as submersas. Abaixo você conhece    mais sobre a utilidade de cada uma delas .

Superfície

Esse tipo de bomba é utilizada para aspirar a água com a ajuda de um tubo de sucção, que vai levá-la até o reservatório. Elas são mais econômicas, porém tem um limite de altura de 6 metros, não podendo ser usada em áreas com muita profundidade.

Submersa

Esse tipo de bomba é utilizada dentro de poços, podendo alcançar uma profundidade maior, já que ela é mais resistente quando é colocada em um ambiente com grande volume de água.

 

Quais as vantagens de utilizar energia solar no bombeamento?

 

Uma das maiores qualidades das bombas solares é que elas não funcionam a base de diesel. Isso faz com que elas sejam mais econômicas já que não é necessário ter gastos extras com combustíveis. Mas existem também muitas outras vantagens em adquirir esse acessório. Continue lendo o post para conferir.

Eficiência alta

Utilizando as bombas solares, você poderá bombear até 8 mil litros de água sem parar! Mas esse número pode subir, tudo depende do equipamento que você utiliza.

Durabilidade

A vida útil das bombas é bem alta, sendo de 25 a 30 anos. E dependendo do valor do projeto e instalação, o retorno sobre o investimento nesse acessório é de pouco tempo, sendo de aproximadamente 5 anos.

Pouca manutenção

Já que ele não possui peças extras para serem trocadas, a sua manutenção se dá de forma bem fácil. O único cuidado necessário para continuar usando o bombeamento solar com eficiência, é realizando uma limpeza dos painéis solares.

Não precisa estar conectado a rede pública

Como toda a energia para bombear água é proveniente do sol, você não precisa estar conectado a rede pública de energia elétrica para suas bombas de água funcionarem (a não ser que você utilize o sistema On-Grid). Isso faz com que esse acessório fique mais acessível para quem mora em locais mais remotos.

Sem ruídos

O bombeamento de água se dá sem a utilização de motores a diesel ou gasolina. Isso faz com que as bombas de água solar acabem não fazendo barulho, sendo bem discretas.

 

Gostou do post? Então não deixe de ler sobre os benefícios de ter energia solar em propriedades rurais!

avião movido à energia solar