Energia Solar

Bombeamento de água utilizando energia solar

2 abril, 2019

As bombas solares foram desenvolvidas para auxiliar pessoas que moram em locais remotos e precisam bombear água, para irrigar plantações ou abastecer pequenas comunidades.

Elas funcionam a base de energia solar, sendo mais econômicas, duráveis e discretas que as bombas convencionais. Neste post você vai conhecer tudo sobre esse equipamento, e descobrir por que você precisa tê-lo em sua propriedade. Confira!

 

Como a bomba solar funciona?

 

A bomba solar é um dispositivo que compõe o Kit de bombeamento solar. Ela é responsável por bombear água em locais remotos onde não existe conexão de energia com a rede elétrica.

Para a bomba funcionar, ela precisa estar conectada a um sistema fotovoltaico de energia solar.

Os painéis fotovoltaicos desse sistema vão captar a radiação solar e transformá-los em energia elétrica, que vai ser utilizada pela bomba.

A instalação dela é fácil, sendo necessário apenas escolher um local com boa incidência solar e perto de uma fonte de água doce e limpa.

 

Bombeamento de água solar
Bombeamento solar de água
Fonte: Mérito Comercial

 

Quais os tipos de bombas solares de água?

 

Atualmente no mercado existem dois tipos de bombas solares: de superfície e submersas. Abaixo você conhece mais sobre a utilidade de cada uma delas .

Superfície

Esse tipo de bomba é utilizada para aspirar a água com a ajuda de um tubo de sucção, que vai levá-la até o reservatório. Elas são mais econômicas, porém tem um limite de altura, que varia de acordo com a marca, não podendo ser usada em áreas com muita profundidade.

Bomba Superficie
Bomba de superfície Shurflo
Fonte: Loja Minha Casa Solar.

Submersa

Esse tipo de bomba é utilizada dentro de poços, podendo alcançar uma profundidade maior, já que ela é mais resistente quando é colocada em um ambiente com grande volume de água.

Bomba Submersa
Bomba submersa Anauger.
Fonte: Loja Minha Casa Solar

 

 

Bombeamento Solar de Água com Bomba Anauger
Bombeamento Solar de Água com Bomba Anauger
Fonte: Loja Minha Casa Solar.

 

Quais as vantagens de utilizar energia solar no bombeamento?

 

Uma das maiores qualidades das bombas solares é que elas não funcionam a base de diesel. Isso faz com que elas sejam mais econômicas já que não é necessário ter gastos extras com combustíveis. Mas existem também muitas outras vantagens em adquirir esse acessório. Continue lendo o post para conferir.

Eficiência alta

Utilizando as bombas solares, você poderá bombear até 8 mil litros de água que dependendo do equipamento, essa quantidade pode aumentar. 

Durabilidade

A vida útil das bombas é bem alta, sendo de 25 a 30 anos. E dependendo do valor do projeto e instalação, o retorno sobre o investimento desse kit de bombeamento solar de água é de aproximadamente 5 anos.

Pouca manutenção

Já que ele não possui peças extras para serem trocadas, a sua manutenção se dá de forma bem fácil. O único cuidado necessário para continuar usando o bombeamento solar com eficiência, é realizando uma limpeza dos painéis solares.

Não precisa estar conectado à rede pública

Como toda a energia para bombear água é proveniente do sol, você não precisa estar conectado à rede de energia elétrica para suas bombas de água funcionarem (a não ser que você utilize o sistema On-Grid). Isso faz com que esse dispositivo  fique mais acessível para quem mora em locais mais remotos.

Sem ruídos

O bombeamento de água se dá sem a utilização de motores a diesel ou gasolina. Isso faz com que as bombas solares de água sejam, sendo mais discretas.

 

Gostou do post? Então não deixe de ler sobre os benefícios de ter energia solar em propriedades rurais!

avião movido à energia solar