Energia Solar

05 aplicações da energia solar fotovoltaica

18 setembro, 2018

Desde a sua descoberta a energia solar fotovoltaica vem inovando a forma com que lidamos com a eletricidade. Sendo uma maneira mais sustentável de obter energia, ela vem ganhando fama em diversos setores, deixando mais fácil imaginar um futuro movido a energia solar. Pensando nisso, separamos 05 aplicações da energia solar fotovoltaica que estão revolucionando o mundo. Confira!

 

Aplicações da energia solar fotovoltaica

 

01- Satélites

05-aplicações-da-energia-solar-fotovoltaica
Fonte: SpaceX

 

A Nasa vem utilizando energia solar em seus satélites desde 1958, quando o Vanguard I foi lançado. Na época, utilizar a energia solar era muito caro, porém a Nasa viu vantagem nesta tecnologia, pois precisava de algo confiável e durável.

Atualmente todos os satélites e sondas especiais enviados pela Nasa possuem placas solares fotovoltaicas instaladas para promover energia.

 

02 – Áreas rurais ou fazendas

sistemas-solares-em-fazendas-americanas

Locais mais distantes do meio urbano acabam sofrendo com a falta de eletricidade. Isso ocorre porque às vezes a energia elétrica não atinge os lugares mais distantes da cidade. Ou então, no caso de fazendas, pagar conta de luz pode não ser tão vantajoso.

Utilizar a energia solar vem sendo uma alternativa muito favorável, principalmente no caso de fazendas. Com essa tecnologia os agricultores não precisam se preocupar com a manutenção, por exemplo, já que os painéis solares podem durar até 25 anos.

 

03 – Edifícios e construções

Edifício Sun dial Dezhou, China
Edifício Sun dial (Dezhou, China)

 

Essa é uma grande novidade para o mundo da energia solar. A ideia aqui é criar construções que tem em seu planejamento a instalação de painéis solares como parte da arquitetura dos prédios. Muitos estádios brasileiros de futebol são assim!

Essa inovação vem trazendo belas obras de artes pelo mundo afora, dentre as suas mais famosas podemos citar a Sun Dial, o maior prédio comercial com energia solar que fica na China. Ou então o famoso bairro alemão onde todas as casas possuem painéis solares.

 

04 – Estradas Solares

estrada solar
Fonte: Mansouri, Kavahn. Disponível em: https://www.riverfronttimes.com/newsblog/2016/06/27/route-66-will-get-a-dose-of-solar-power-in-southwest-missouri

 

Já pensou que em vez de asfalto, as ruas fossem cobertas de placas solares, gerando eletricidade para milhões de residências? Países como França, Alemanha, Holanda e China já criaram rodovias com painéis solares.

Os Estados Unidos são mais ambiciosos. A solar roadways, uma famosa startup, tem como objetivo colocar painéis solares em todo lugar sob o sol(estacionamentos, calçadas, ciclovias, etc). Eles querem trazer uma grande reforma sustentável para o mundo.

 

05 – Transporte

Fonte: Teknolojia.

 

Os meios de transporte existentes atualmente causam grande parte da poluição no planeta. Por isso, grandes empresas como a Ford, vem criando carros movidos a energia solar. Dessa forma, o carro pode absorver a energia e guardá-la em baterias, gerando assim veículos movidos a energia limpa.

Outro exemplo, não muito comum é a BikeBeats, um sistema de som em uma bicicleta. A ideia criada pelo DJ brasileiro Ricardo Bertello é levar um som para qualquer lugar, sem ter que depender da energia elétrica.

 

Viu só? São muitas as aplicações da energia solar fotovoltaica atualmente. Que tal saber agora como funciona um sistema de energia solar fotovoltaica?

 

cursos de energia solar