Energia Solar

O que são prosumidores de energia e porque você deveria virar um?

19 março, 2019

Você já ouviu falar no termo prosumidor? Ele é um neologismo criado com a união dos termos “produtor” e “consumidor”, e está se tornando famoso no mundo da energia elétrica.

Isso porque o uso de energias renováveis, como a energia solar, tem crescido bastante nos últimos anos. Tanto que agora as pessoas que consomem esse tipo de energia receberam um nome: prosumidor.

Neste post você conhecerá mais sobre o que é esse termo, porque ele existe e porque você deveria virar um prosumidor. Para conferir mais é só continuar lendo!

 

O que são os prosumidores de energia?

 

Um prosumidor é aquele que produz o que consome. Nesse caso um prosumidor de energia é aquele que produz sua própria energia elétrica, não ficando mais dependente da rede pública de eletricidade.

Esse tipo de consumidor tornou-se mais notável devido à geração residencial de energia solar, que transforma a radiação solar (os raios solares) em eletricidade. É considerada uma energia renovável, não poluente e que traz mais economia para os lares que a tem.

Por trazer mais economia e em muitos casos livrar as pessoas da conta de luz com suas tarifas, muitas pessoas tem virado prosumidores mesmo sem saber que esse termo existe.

 

Qual a diferença entre consumidores verdes e prosumidores?

 

Essa nova palavra pode entrar em conflito com o termo “consumidores verdes”, que já é amplamente utilizado. Porém as duas são totalmente diferentes.

Os consumidores verdes são aquelas pessoas que estão sempre atentas a respeito dos fabricantes. Por meio de pesquisas nos meios digitais, procuram identificar quais corporações não utilizam processos que agridem o meio ambiente, além de realizar ações contra as marcas poluentes em suas redes sociais ou em outro veículo de comunicação.. Já o prosumidor é aquele que produz o que ele quer consumir em vez de comprar de outra empresa.

 

Porque virar um prosumidor de energia?

 

Existem vários motivos para se tornar um prosumidor de energia, pois esse termo é uma tendência mundial, logo muito provavelmente você se tornará um. Mas aqui resolvemos citar 3 motivos principais para começar a se chamar de prosumidor.

 

Imagem ilustrativa sobre economia de energia
Fonte: Radio Nacional

 

Sustentabilidade

Hoje em dia as pessoas estão ficando mais antenadas a questões que envolvem sustentabilidade e a saúde do planeta. Sendo assim, os consumidores estão cada vez mais  soluções que não agridam o meio ambiente.

Uma dessas soluções, no meio da eletricidade, é começar a produzir a sua própria energia utilizando fontes renováveis, como energia solar.

Economia

Com todo o equipamento de geração de energia solar nas mãos, o prosumidor passa a gerar a sua própria energia, conseguindo ter uma economia significativa em sua conta de luz.

O futuro

Com o passar dos anos, a procura pela geração de energia solar só tem crescido, principalmente no Brasil, que recebe uma grande incidência de raios solares continuamente.

Um dos motivos desse crescimento é o fato de que instalar energia solar está ficando mais barato a cada ano. Isso faz com que o prosumidor seja um termo do futuro já que provavelmente grande parte da população irá se tornar um.

 

Gostou do post? Então não deixe de conferir os 06 motivos do porquê fontes de energia renováveis serem tão importantes para o mundo!

prosumidores de energia