Energia Solar

4 Passos para Economizar na Compra de Equipamentos de Energia Solar pela Internet

18 junho, 2020

Preparamos um mini guia com 4 passos essenciais para assegurar a melhor compra de um sistema fotovoltaico conectado à rede.

A internet permite informar consumidores residenciais e empresas sobre como comprar equipamentos fotovoltaicos com a melhor relação custo x benefício. Porém, nem todo mundo sabe quais são os pontos a serem verificados para garantir a aquisição de um sistema fotovoltaico.

Através das 4 dicas abaixo mostraremos como garantir boa qualidade, preço baixo e que o equipamento esteja bem instalado:

1° Passo – Calcule o investimento e o tamanho do seu sistema de energia solar

2° Passo – Agende uma visita de avaliação técnica com um instalador de confiança

3° Passo – Aproveite a Isenção de Impostos comprando o Kit Solar completo

4° Passo – Conquiste a melhor compra de equipamentos sem abrir mão da segurança

1° – Calcule o investimento e o tamanho do seu sistema de energia solar

Produzir a sua própria energia exige investimento.

Existem sites com calculadoras de energia solar para te ajudar a ter um panorama geral do valor a ser investido. O tempo de retorno do investimento e a área de telhado necessária para instalação das placas também podem ser obtidos.

Acesse a simulador solar da Minha Casa Solar e veja estas e outras informações.

Uma boa novidade é que já existem várias formas de financiamento com taxas de juros realmente baixas.  Estes financiamentos fazem com que as prestações sejam pagas com a própria economia gerada pelos painéis solares!

Enfim, investir em energia solar é pura inteligência financeira.

2° – Agende uma visita de avaliação técnica com um instalador de confiança

Primeiramente, antes de comprar equipamentos de energia solar você precisa confirmar a viabilidade técnica do local da instalação.

Somente um instalador solar, também conhecido como integrador solar, pode confirmar a viabilidade. A não ser que você seja um profissional da área elétrica, NUNCA compre e monte um equipamento solar sem o acompanhamento de um técnico fotovoltaico.

Além dos riscos de uma instalação elétrica, sem um profissional solar você irá pagar mais caro do que precisaria. Vamos explicar mais abaixo o porquê disto.

Nesta visita técnica, o profissional avaliará as condições físicas do local, como as sombras sobre os painéis, a rede elétrica local e a resistência do telhado ante o peso dos painéis solares.

Já imaginou o tamanho do prejuízo se os seus painéis solares ficarem bloqueados pela sombra de um prédio? Infelizmente, esse tipo de problema acontece com frequência.

Além disso, o técnico instalador vai realizar o dimensionamento do sistema de energia solar ideal para você. Ou seja, ele vai fazer o levantamento dos equipamentos solares mais adequados para produzir a quantidade de energia necessária, considerando as condições do local de instalação.

Na visita de viabilidade técnica você precisa EXIGIR do seu instalador a relação de equipamentos solares recomendados para o seu local.

Os equipamentos mais importantes são basicamente 5: O painel solar, o inversor solar, a estrutura metálica para fixação das placas, os cabos solares e o quadro elétrico de proteção solar (string-box). O restante é material elétrico comum.

Lembre-se, é um direito seu saber em detalhes o que está comprando. Desconfie se um instalador se negar a passar estas informações. Ele possivelmente quer vender os produtos mais caros do que o preço de mercado.

Posteriormente, com a lista de equipamentos e especificações em mãos, vá à internet. Você vai comprar os seus equipamentos com um preço incrível. Dificilmente estes preços serão encontrados na sua cidade, mesmo que seja uma grande capital. Pode pesquisar.

 Veja alguns exemplos de situações reais que somente um profissional solar pode avaliar

Se o local de instalação está sujeito às sombras de árvores ou prédios, painéis com tecnologia half-cell são fundamentais. A tecnologia faz com que a perda causada pela sombra em uma parte da placa solar não afete a outra. É como se o painel solar fosse “2 em 1”.

Além disso, micro inversores são fundamentais para garantir melhor aproveitamento da energia produzida por cada um dos módulos do sistema.

Se o telhado é pequeno, módulos de alta eficiência, do tipo High Power, produzem 30% a mais de energia por metro quadrado. São geralmente um pouco mais caros, mas vão garantir a maior economia possível na conta de energia.

Por outro lado, se o telhado tem tamanho adequado, é uniforme e sem sombras, você pode comprar painéis solares produzidos com células fotovoltaicas mais comerciais e aproveitar a economia para garantir a aquisição de um inversor solar Premium.

Estes inversores permitem o uso do recurso técnico de over sizing, que permite colocar até 50% a mais de placas solares por inversor, garantindo a máxima produção de energia ao longo do dia.

Desta maneira, você vai ter um custo-benefício maior do que teria comprando um inversor de segunda linha, que é mais barato, mas que vai ter durabilidade bastante inferior.

Você não sabe onde encontrar um instalador de confiança?

Existem diversas plataformas na internet onde os instaladores se cadastram para oferecer os seus serviços. A América do Sol é uma delas, sem fins lucrativos e que tem uma das maiores bases de instaladores. Provavelmente, você achará um bem pertinho.

Instaladores de energia solar são prestadores de serviço, por isso a experiência faz muita diferença. Procure profissionais que comprovem experiência e que sejam bem recomendados por outros clientes.

Apesar da energia solar parecer ser algo novo para muita gente, os sistemas conectados à rede foram regulamentados em 2012. Assim, existem profissionais que já tem muitos anos de experiência para você contratar. 

3° – Aproveite a Isenção de Impostos comprando o Kit Solar completo

Os equipamentos de energia solar possuem isenção de impostos, como IPI e ICMS para aquisição do “kit solar” ou gerador solar. É por isso que a maior parte das empresas distribuidoras de equipamentos de energia solar preferem vender o kit.

Fuja de revendedores que vendem apenas equipamentos isolados e não podem oferecer o kit completo. Geralmente, estas empresas oferecem componentes mais baratos, mas no final das contas, o sistema como um todo sai mais caro.

Por exemplo, alguns revendedores oferecem o inversor solar com preço bastante atrativo, mas vendem o restante dos equipamentos com preço mais alto.

No fim das contas, quem compra o kit completo aproveita a economia gerada pela isenção de impostos, que ocorre sobre TODOS os componentes que fazem parte do gerador solar. 

4° – Conquiste a melhor compra de equipamentos sem abrir mão da segurança

Com a lista dos equipamentos corretos você pode fazer a compra on line e sem dor de cabeça. Procure por lojas especializadas em energia solar e que tenham boa reputação.

Uma dica é conferir a credibilidade do vendedor lendo avaliações reais de clientes. Você pode fazer isso nas próprias lojas dos vendedores e em sites externos, como a página da empresa no Google e no Reclame Aqui.

Um ponto de atenção são os marketplaces que intermediam a venda de produtos de terceiros e não oferecem suporte técnico. Esse último ponto é importante porque contar com um bom pós vendas é fundamental para a energia solar.

Equipamentos de energia solar têm grande durabilidade, mas desgastam-se ao longo do tempo e podem precisar de suporte técnico. Nem todo mundo sabe, mas estes equipamentos são na maioria importados e nem sempre o fabricante tem assistência técnica no Brasil. Muitas vezes, o cliente depende de pequenos lojistas sem capacidade técnica e financeira para assumir a garantia.

Porque escolher a Minha Casa Solar para a sua compra?

Porque você vai garantir a melhor negociação comercial com total segurança. A Minha Casa Solar é a maior e melhor distribuidora especializada em energia solar da internet.

Clique Aqui e veja avaliações reais de clientes. Você vai ficar impressionado, afinal são mais de 30.000 clientes e mais de 10 anos de experiência, exclusivamente com energia solar.

O suporte técnico da Minha Casa Solar também é especial. Você vai contar com especialistas experientes que vão ajudar a resolver dúvidas e eventuais dificuldades com os equipamentos adquiridos.

Na loja da Minha Casa Solar você consegue comprar tudo online de forma prática e rápida. Acesse: www.minhacasasolar.com.br

Atenção: existe um segredo para economizar ainda mais na sua compra

Solicite ao seu instalador de confiança que se cadastre como parceiro da Minha Casa Solar. Ele poderá lhe fornecer a solução completa, sem custo adicional e com toda a garantia da Minha Casa Solar. Isso acontece porque os maiores descontos dos distribuidores são sempre oferecidos para os instaladores de energia solar e na Minha Casa Solar não é diferente.

Garanta um bom negócio, você economiza em dobro comprando na Minha Casa Solar, através do seu instalador de confiança!

Tem outras dicas para economizar na compra? Comenta aqui embaixo: