Energia Solar

08 vantagens no uso da energia solar

2 maio, 2018

Sabemos que a disponibilidade de energia solar é abundante em nosso país, sendo uma energia renovável e limpa com muitas vantagens de seu uso para o meio ambiente, a saúde das pessoas e para o bolso também. Conhecemos todas as vantagens?

Veja abaixo todas elas!

 

Vantagens no uso da Energia Solar

 

Se bem aproveitada, a energia solar pode gerar muitos benefícios, a curto e longo prazo, para a economia financeira de toda uma sociedade e para o meio ambiente. Conheça algumas destas vantagens:

 

1) Energia Renovável

 

por do sol pessoa braço abertoProduzida pelo sol, a energia solar pode ser facilmente convertida em energia útil para produção de eletricidade, aquecimento da água, o próprio calor, entre outros. O Sol produz 4 milhões de vezes a mais da energia que consumimos sendo uma fonte de energia renovável e ilimitada.

 

2) Energia Gratuita

 

por do sol

A energia solar é uma energia absolutamente sem custo, seu uso é livre. Para transformar a energia solar em energia elétrica é necessário investir em equipamentos porém a economia na conta de energia pode chegar em até 90% do valor da fatura.

 

3) Energia Limpa

 

lampada e sol

A energia solar utiliza uma fonte natural para obtenção de calor e não polui o ambiente durante sua utilização. Sabemos que existe uma poluição decorrente da fabricação dos equipamentos, porém toda produção é totalmente controlada e a cada dia são utilizadas novas formas para reduzir esse impacto.

 

4) Baixo Custo de Manutenção

 

Painéis solares possuem certificação do INMETRO e garantia de 10 anos, com grande vida útil e baixo custo de manutenção.

 

5) Pode ser utilizada em áreas sem rede elétrica

 

campo-aberto-sol-arvore

Os sistemas fotovoltaicos off-grid podem ser utilizados em regiões isoladas, de difícil acesso. Várias regiões do Brasil, como chácaras e sítios, não tem acesso a energia elétrica. Ao contrário da energia gerada em uma hidrelétrica, o sistema off-grid é uma ótima solução sem precisar de instalação de torres e cabos para a passagem da energia elétrica.

 

6) Solução Economicamente Viável

 

calculadora-finanças-economia

A cada dia o custo dos painéis vem diminuindo e sua potência aumentando, sendo mais viável economicamente para a implantação desses sistemas nas residências, que a longo prazo se tornam um investimento com ótimo retorno.

 

7) País Tropical

 

praia-brasileira-coqueiros

O Brasil é um país tropical, o que torna a utilização da energia solar acessível e ideal em praticamente todo seu território.

 

8) Redução de gastos com energia

 

porquinho-moeda-economia

Após a instalação de equipamentos como o grid-tie em sua residência, o custo da conta de energia elétrica irá diminuir.

As vantagens no uso da energia solar são grandes e colaboram para sustentabilidade. Todo processo possui desvantagens que neste caso são mínimas comparadas as formas positiva.

Agora que você conhece todas as vantagens, veja neste link o kit mais adequado para sua residência.